Dicas para ter uma noite de sono tranquila

Dicas para ter uma noite de sono tranquila

Imagem: reprodução pixabay.com

Dormir bem é uma das etapas mais importantes para garantir o melhor desempenho do corpo ao longo do dia. É durante o sono que o corpo recupera as energias, o que é fundamental para melhorar o humor e a qualidade de vida como um todo. Pessoas que não costumam ter uma noite de sono saudável podem desencadear o cansaço crônico, enfraquecimento do sistema imunológico, perda de memória, dificuldades para raciocinar, falta de concentração, obesidade entre outros.

Dormir bem é aproveitar ao máximo o sono profundo, que também pode ser questão de hábito, veja abaixo algumas dicas para ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila.

Defina um horário para dormir – Pode ser uma etapa difícil incluir na rotina um horário para dormir, mas é importante fazer um esforço para criar esse hábito na sua rotina. Uma dica é ir para a cama mais cedo e tentar desenvolver como se fosse um ritual para que o corpo se acostume e desenvolver naturalmente esse novo hábito. Isso também vale para os finais de semana.

Prepare o local – O ritual citado acima está relacionado a preparação do local na  hora de dormir. Tome um banho quente, regule a temperatura do quarto, desligue o celular, a TV e o notebook e evite qualquer luz muito forte, pois isso dificulta o relaxamento do cérebro. Algumas pessoas colocam uma música suave, apostam na leitura de um livro, o importante é deixar a mente e o corpo relaxar.

Evite bebidas estimulantes – A cafeína presente no café, chá preto, chá verde entre outras bebidas são estimulantes que demoram cerca de 6h para serem eliminadas do corpo. Evite bebe-las 6h antes de ir para a cama. O álcool quando consumido em excesso evita que o corpo entre no estágio de sono profundo, portanto evite bebidas alcoólicas antes de dormir.

Alimente-se corretamente – As refeições noturnas também podem prejudicar o sono. Evite alimentos pesados que dificultam a digestão como quantidade excessiva de carne vermelha e frituras. O ideal é consumir alimentos leves como legumes e verduras, carne magra, ovos, peixe e etc.

Atividades físicas na hora certa – As atividades físicas ajudam no funcionamento do organismo como um todo, além de ajudar a mente. Porém, pode funcionar para algumas pessoas como estimulante e atrapalhar o sono se for realizada algumas horas antes de dormir. O ideal e mais eficiente é praticar exercícios no período da manhã.

Atenção aos problemas de saúde – Muitas pessoas sofrem com alguns distúrbios que atrapalham o sono durante a noite. A apneia do sono, por exemplo, é quando o indivíduo acorda diversas vezes durante a noite devido a má respiração. O tratamento pode ser feito de diversas formas e, em casos mais graves, pode ser indicada uma cirurgia através de um cirurgião buco maxilo facial. Ao apresentar insônia ou qualquer dificuldade para dormir fora do normal, procure um médico para que o problema seja identificado e assim obter o tratamento adequado.

Grande abraço!
Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

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