Dicas para economizar no combustível

Dicas para economizar no combustível

As montadoras de automóveis inovam a cada ano a fim de conquistar o consumidor. A tecnologia e o design são indispensáveis para atrair o interesse das pessoas, além da capacidade e estabilidade do veículo. Porém, a economia que o automóvel pode oferecer muitas vezes é o fator predominante na decisão de uma compra. O consumidor busca cada vez mais opções econômicas no mercado e é por isso que as montadoras buscam inovar também na capacidade de economia dos motores.

A Citroën é um exemplo dessa preocupação, pois lançou há pouco tempo um modelo da linha C3 que conta com o moto 1.2 flex de três cilindros, que conquistou a nota A no Programa de Etiquetagem do Inmetro e foi classificado como o mais econômico do Brasil por fazer 16,6km/l na estrada. Para quem busca economia e qualidade cada detalhe pode fazer a diferença na hora da compra, mas o comportamento do motorista também influência muito no final das contas.

No dia a dia na estrada com uma condução consciente é possível melhorar o desempenho do veículo e assim gerar economia de combustível. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que ajudam nesse processo. Confira abaixo e dê sua opinião ao final do texto.

dicas-para-economizar-combustivel

Imagem: pixabay.com

Controlando a velocidade

O que muitas pessoas não sabem é que frenagens bruscas ou picos de velocidade exigem muito mais do motor e consequentemente mais combustível. O correto é acelerar ou frear gradativamente, além de economia gera segurança para quem está dentro e fora do veículo. Nas pistas com declives acelere apenas o bastante para que o carro pegue força e controle a velocidade com o freio motor. Nunca desça apenas em ponto morto.

Troca de marchas

Mudar a marcha na hora certa não ajuda apenas a economizar combustível, mas garante o melhor desempenho do automóvel. O ideal é trocar a marcha assim que o motor “pedir”, ou seja, assim que ele ganhar força. Usar uma marcha baixa quando o carro está “pedindo” uma mais alta, ou usar uma marcha alta em velocidades baixas pode comprometer toda a estabilidade do veículo. Geralmente essa informação está no manual do fabricante, vale dar uma olhada.

Pneus

O cuidado com os pneus vai além da economia, vale para a segurança do motorista, dos outros veículos e pessoas em volta. Além de manter a calibragem correta dos pneus, as rodas precisam estar perfeitamente alinhadas, isso ajuda a manter o bom desempenho do carro e assim evita o aumento de consumo de combustível. Um fato interessante é que os pneus podem ser responsáveis por cerca de 20% do consumo total do combustível, mas isso depende de outros fatores externos e internos. O importante é seguir as recomendações do fabricante e mantê-los conservados.

Peso em excesso

Tudo o que está dentro e fora do veículo pode interferir no consumo de combustível. Um bagageiro de teto, por exemplo, pode entrar em atrito com o ar e fazer com que o carro force mais e assim use mais combustível. Itens no porta-malas que muitas vezes estão lá por estar, podem pesar o suficiente para que o carro aumente o consumo de combustível. Procure usar esses itens e acessórios apenas quando for necessário.

Ar condicionado

Até a forma com que você usa o ar condicionado influencia no consumo de combustível. Quanto mais quente a temperatura dentro do veículo estiver maior será o esforço do ar condicionado. Uma dica valiosa é não ligar o ar de imediato, espere percorrer alguns metros para que o ar refrigere mais rápido, assim quando você ligar o ar condicionado seu esforço será menor.

Grande abraço!

Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *