Dicas para cuidar de suas flores e plantas

Dicas para cuidar de suas flores e plantas

Cuidar de plantas é uma prática muito relaxante e prazerosa. O contato com a natureza libera hormônios de bem-estar e nos dão uma sensação de harmonia com o meio ambiente. Sem falar que qualquer casa fica mais bonita com belas plantas e flores para ajudar a alegrar o ambiente.

Se você quer melhorar os cuidados com as suas plantas ou quer começar a ter alguns vasinhos em casa, siga estas dicas. Assim, você terá plantas saudáveis, fortes e bonitas.

Escolhendo as espécies

É importante escolher a espécie de plantas que melhor vai se adaptar à sua casa e ao seu estilo de vida. Pense sobre condições de luz, calor e espaço antes de escolher. Não adianta escolher uma planta que precisa de rega diária se você viaja muito, por exemplo. Você pode conseguir mais informações sobre qual planta é melhor para sua casa em uma boa floricultura.

Cuidado com a água

Você precisa saber qual a quantidade de água que a sua planta precisa e qual a frequência que a rega deve ser feita. Em geral, ela precisa acontecer quando a terra dos vasos fica seca. Regue sempre a raiz, e não as folhas. Cuidado com água em excesso, pois ela apodrece as raízes e favorece a proliferação de fungos na terra, o que é nocivo para a planta.

Atenção para o fertilizante

Algumas espécies de plantas precisam de suplementação de fertilizantes depois de algum tempo, para que mantenham a saúde. Use o fertilizante adequado para a espécie de planta que você cultiva. Qualquer profissional de floricultura pode te ajudar com isso. Coloque a quantidade correta para não sobrecarregar a planta com nutrientes desnecessários.

Higiene também conta

Mantenha as folhas limpas e livres de poeira e outros resíduos para que a planta possa respirar. Isso contribui e muito com a saúde da sua plantinha, já que o acúmulo de sujeira pode atrapalhar a fotossíntese.

Outros cuidados

Sempre que possível, retire as folhas murchas e observe como está a saúde geral de sua planta, se a cor das folhas está uniforme e brilhante ou se tem alguma praga. Ocasionalmente, é necessário fazer trocas de vasos para que a planta cresça melhor.

Com estas dicas, suas plantas terão saúde e você poderá ter a natureza sempre por perto.

Grande abraço!
Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *