Consagração de Elisa

Consagração de Elisa

Por Antônio de Oliveira

Segundo a lenda, uma índia se afastou da taba com seu filhinho e foi colhida por uma forte e inesperada tempestade. Raios e trovões ribombavam de instante a instante pelo vale inundado. Transida de medo, pavor e desespero, mais que de frio, a pobre mulher invocou Tupã. Em resposta, uma voz brava e enfurecida brada de longe: – Sobe ao mais alto da montanha e faze teu filho tocar o céu com as mãos! Sobraçando o doce fardo, a índia subia, subia, subia sempre mais a montanha e, quanto mais subia, a voz, como eco de um rochedo, e por entre raios cortantes, trovejava ameaçadora: – Sobe, sobe mais, sobe ao mais alto da montanha!

tupa-deus-trovao-elisa

Por fim, a mãe atinge o topo. Apesar de exausta e exaurida, ainda teve força, a força que lhe vinha do suave fardo, para levantá-lo, ao mesmo tempo em que Tupã freava a tempestade. Foi então que, de um gesto largo de uma criança graciosa e com os bracinhos abertos tocando o céu, nasceu a Primavera.

Acho que a primavera renasce toda vez que nasce uma criança. É o milagre da vida que se renova. Milagre atribuído a Deus e consagrado por Deus. Será esse o significado do nome Elisa? O certo é que de Isa nasceu Isabela, e de Isabela nasceu Elisa. Rebento de oliveira. Na acepção bíblica, broto de oliveira representa a nossa força e nossa vitalidade. Renovação da vida. Renovação de ideais e de propósitos. Vida nova. Fruto do amor e da concórdia de Bela e Lupe. Segundo a mitologia, Filêmon, cujo nome significa aquele que é capaz de amar, foi transformado pelos deuses num robusto carvalho. Uma pessoa cumprimentou esse avô quase octogenário, dizendo: Feliz é Elisa que nasceu de um lar abençoado!

tupa-deus-trovao-primavera

Lembram-se do “inexorável”? Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença…
Mas hoje é só alegria. Bem-vinda, Elisa!

Autor: O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: [email protected]

Imagem: sxc.hu

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours