Conheça as áreas de atuação dos engenheiros

Conheça as áreas de atuação dos engenheiros

A engenharia é uma das carreiras mais procuradas pelos jovens que estão em época de vestibular, figurando entre as cinco primeiras na lista de relação candidato x vaga do processo seletivo para entrar na Universidade de São Paulo (USP). Não é à toa, já que da área das ciências exatas, esta é a que mais emprega profissionais no Brasil.

Os engenheiros têm inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Para que você tire todas as dúvidas ou obtenha maior conhecimento sobre as oportunidades que este campo de atuação pode lhe proporcionar, separamos as mais procuradas. Confira!

Engenharia Ambiental

O engenheiro ambiental tem como missão preservar os recursos naturais e proteger a saúde dos humanos. É seu dever projetar, implementar e gerenciar ações que visam distribuir e coletar recursos naturais de maneira segura, além de garantir que sejam feitas as reciclagens de resíduos sólidos, amenizando os efeitos da ação do homem sobre a natureza.

Engenharia da Computação

Projetar e construir computadores, periféricos e sistemas que integram hardwares e softwares. Esta é a principal tarefa dos engenheiros da computação, principalmente quando ela está ligada à área de telefonia. Seu maior foco é o dispositivo, e não tanto o desenvolvimento dos programas, como acontece com o engenheiro de software.

Engenharia de Alimentos

A função do engenheiro de alimentos é ocupar-se da fabricação, conservação, armazenamento e transporte de alimentos industrializados, sejam eles de origem animal ou vegetal. Eles devem participar de todas as etapas de fabricação, desde a escolha das matérias-primas até o sistema de estocagem.

Engenharia Civil

Fazendo parte de todas as etapas de obras como casas, prédios, viadutos, estradas ou até mesmo pontes, os engenheiros civis, além de analisar o solo, luz solar e ventilação do local, também é responsável pelas redes elétricas, hidráulicas e de saneamento.

areas-de-atuacao-dos-engenheiros

Engenharia Elétrica

Mais do que gerar, transmitir e distribuir energia elétrica, o engenheiro eletricista também tem papel importante no desenvolvimento, produção e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos. Sua presença é essencial durante o projeto e construção de hidrelétricas, termelétricas e usinas nucleares.

Engenharia de Materiais

O bacharel nesta área da engenheira trabalha com a pesquisa de novos materiais e usos industriais, fazendo com que haja combinações que resultem em produtos e aplicações inéditas. Ele está presente em todo o processo de produção, desde a seleção de matérias-primas até o auxílio nos métodos de fabricação.

Engenharia de Produção

Em quase todos os setores, indústrias e empresas necessitam da ajuda do engenheiro de produção. É ele quem gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais do empreendimento a fim de aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros. Desta forma, além do conhecimento da área, é importante que ele saiba alguns conceitos de economia e administração.

Engenharia de Telecomunicações

As redes de telecomunicação precisam deste profissional, pois ele é responsável por desenvolver, implantar e fazer a manutenção destas. Seu trabalho envolve a rede mundial de telefonia, dados, computadores, rádios e televisões, meios que ligam diversos locais do planeta.

Além disso, para quem gosta da área de tecnologia e pesquisa, o bacharel pode entrar na indústria eletroeletrônica.

Engenharia Química

Com a tarefa de desenvolver produtos e procedimentos que sejam eficientes e, ao mesmo tempo, menos agressivos ao meio ambiente, os engenheiros químicos podem criar técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas. Por isso, ele pode participar da construção de fábricas, usinas e estações de tratamento de dejetos.

Outros segmentos

Ao todo, existem mais de 30 áreas de atuação para os bacharéis em engenharia. Confira mais: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Horticultura, Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia florestal, engenharia Industrial, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval, Engenharia Sanitária, Engenharia em Tecnologia Têxtil e da Indumentária, Engenharia Acústica, Engenharia Agrícola, Engenharia Biomédica, Engenharia em Agrimensura, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Pesca, Engenharia Física, Engenharia Hídrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica e Engenharia Têxtil.

Grande abraço!

Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *