Conheça 6 livros infantis para inspirar as crianças

Conheça 6 livros infantis para inspirar as crianças

O hábito da leitura é essencial, e deve ser incentivado desde a infância. O contato com os livros faz as crianças desenvolverem o pensamento crítico e a imaginação. Hoje, a oferta de livros para essa faixa etária é grande. Há desde obras em papel até livros online com recursos tecnológicos e interativos. Para incentivar tal prática, selecionamos seis obras que inspiraram e ainda inspiram gerações:

1 – A Menina do Narizinho Arrebitado

Primeiro livro infantil escrito por Monteiro Lobato, foi lançado em 1920, concretizando o desejo do autor de escrever para crianças. A obra é classificada como literatura fantástica e conta a história de duas personagens principais: Narizinho e Emília. Posteriormente, transformou-se no primeiro capítulo de Reinações de Narizinho, livro que impulsionou a criação da série Sítio do Picapau Amarelo, com personagens como Pedrinho, Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e Visconde de Sabugosa.

2 – O Pequeno Príncipe

Essa obra tem um contexto histórico. Foi escrita pelo francês Antoine de Saint-Exupéry durante o período da Segunda Guerra Mundial. Foi lançada em 1943 e faz parte do imaginário de diversas gerações até hoje, conquistando crianças, adolescentes e adultos. Trata de uma forma delicada e simples acontecimentos da vida humana da perspectiva de uma criança. Os números demonstram estrondoso sucesso. De acordo com o site oficial do livro, são 150 milhões de exemplares vendidos no mundo (14 milhões só na França) e 300 traduções oficiais para diversos idiomas.

3 – As Crônicas de Nárnia

A série de livros foi escrita pelo irlandês C.S. Lewis. A primeira publicação foi em 1950 e a última, de uma série de sete crônicas, em  em 1956. A história permeia as aventuras de crianças que descobrem um lugar mágico chamado Nárnia. Já foi adaptada para o rádio, para a TV e para as telas de cinema.

4 – O Menino Maluquinho

O livro foi lançado em 1980 pelo renomado desenhista e cartunista Ziraldo. Conta a história de um menino alegre, arteiro e que apronta muitas confusões e brincadeiras com as pessoas. A marca registrada da personagem é andar com uma panela na cabeça. A obra inspirou diversas produções artísticas, como filmes e peças teatrais. Posteriormente, o livro se transformou em uma história em quadrinhos.

5 – Harry Potter e a Pedra Filosofal

Esse foi o livro que iniciou a incrível trajetória de sucesso da série Harry Potter. A história envolta por acontecimentos fantásticos, magia e bruxaria encantou crianças e adolescentes ao redor do mundo, foi aplaudida pela crítica, ganhou adaptação para o cinema e foi um sucesso comercial. O livro Pedra Filosofal foi escrito por J.K. Rowling e lançado em 1997.

6 – Malala, a Menina que Queria Ir para a Escola

Malala Yousafzai é uma árdua defensora da educação, sobretudo feminina. A garota foi baleada aos 14 anos pelo movimento talibã, que a perseguiu pelas causas que ela defende. Malala foi a pessoa mais jovem ao ganhar o prêmio Nobel da Paz em 2014. A Menina que Queria Ir para a Escola é um livro-reportagem escrito por Adriana Carranca Corrêa, destinado ao público infantil.

Grande abraço!
Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *