Como proteger as crianças no inverno

Como proteger as crianças no inverno

O inverno é uma das épocas em que crianças e adultos apresentam resfriados e gripes com mais frequência. Os pequenos são os que mais sofrem devido a baixa umidade do ar, a concentração de poluentes e principalmente pelas variações de temperatura. Isso porque ainda não estão acostumados com as mudanças do clima. Para evitar as dores no corpo, febres altas e noites sem dormir alguns cuidados ajudam a proteger e aumentar a imunidade das crianças no inverno. Confira abaixo!

Alimentação

O leite materno precisa ser o alimento principal para as crianças até o sexto mês, pois ele contém todas as substâncias que fortalecem o sistema imunológico do bebê. Para os maiores é importante manter o corpo sempre hidratado, pois a maioria dos vírus se desenvolvem em ambientes secos. Um cardápio com legumes, verduras e frutas também contribui para que o pequeno tenha todas as vitaminas que precisa.

Agasalhos

Quando ocorre uma mudança de temperatura o organismo acaba usando mais energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal. O agasalho é importante para manter esse equilíbrio, mas não é necessário encapotar demais os pequenos. A temperatura do corpo deve ser sentida através da barriga, peito, nas costas e na cabeça. Medir pelas mãos e pés é um jeito errado que muitas pessoas estão acostumadas, pois são extremidades que é natural apresentar uma temperatura mais baixa.

Imagem: reprodução pixabay.com

O pequeno deve estar com os ouvidos protegidos, evitar o sereno, além disso para evitar mudanças bruscas na temperatura do corpo jamais sair de casa após o banho.

Na hora de escolher o calçado infantil aposte em modelos confortáveis que proteja bem os pés. O tênis e a bota infantil são os mais adequados para as atividades no dia a dia no período de frio, mas lembre-se que precisa permitir o movimento natural dos pés.

Vacinação em dia

A vacinação contra a gripe é muito importante para ajudar na prevenção. Crianças de seis meses a cinco anos devem ser vacinadas, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias e pessoas com alguma doença crônica. A campanha terminou no último dia 23, mas ainda é possível solicitar em clínicas particulares.

Casa limpa e ventilada

É comum manter os ambientes fechados durante o frio e devido a má circulação do ar é quando os vírus se multiplicam. Por isso é importante manter o ambiente sempre arejado. A limpeza também é fundamental para evitar que a poeira se propague e cause outros problemas como alergias e rinite.

Grande abraço!
Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *