Como conservar o motor do carro

Como conservar o motor do carro

O motor do seu carro é essencial. Sem ele, não há como o carro se movimentar, então ele funciona como o coração do veículo. Dos modelos mais antigos aos mais modernos, todos precisam de máxima atenção.

Em relação à economia, alguns veículos trazem motores com alto desempenho, como é o caso do PureTech 1.2 flex de três cilindros, classificado pelo INMETRO como o mais econômico do país, e está presente nos veículos da montadora Citröen.

Esse item requer cuidados especiais, atenção no uso e reparos específicos quando há necessidade. Separamos algumas dicas importantes para preservá-lo.

Cuidando do principal item do seu carro

Cuidado com a baixa rotação: quando o motorista dirige em baixa rotação, o motor recebe uma sobrecarga imensa, o que pode danificá-lo seriamente. Se você está em velocidade mais alta e repentinamente diminui a velocidade sem trocar a marcha, o seu motor sofre e muito. Fique sempre atento.

Imagem: reprodução pixabay.com

Óleo: o motor é composto por várias partes feitas de liga metálica. Ou seja, se essas partes não recebem lubrificação, o movimentar delas fica cada vez mais comprometido, alterando a resposta do motor e o desempenho. Jamais ande sem óleo lubrificante, e sempre fique de olho na vida útil dele. Se a quilometragem limite foi ultrapassada ou a vida útil indicada pelo fabricante expirou, o óleo perde a capacidade lubrificante e seu motor certamente será afetado por isso.

Giros: nunca exceda o limite de giros e preste atenção no conta-giros, caso seu veículo seja equipado com este dispositivo. Exceder a contagem de giros pode resultar em quebra de algum componente quando o carro está em movimento, representando altíssimo risco.

Reservatório de água: é importante esperar o motor esfriar antes de abrir a tampa do reservatório de água. A água ali presente está muito quente, e pode causar queimaduras sérias no motorista ou em quem estiver manipulando o compartimento. Sempre fique atento ao nível de água.

Vazamentos: o óleo que vaza pode afetar peças que estão em contato com o vazamento. Além disso, o vazamento causa falhas no desempenho do lubrificante, o que pode desgastar seriamente o motor.

Olho nos filtros de óleo, ar e combustível: peças essenciais no carro, elas se desgastam com o tempo e com o uso. Utilizar filtros desgastados permite que impurezas tomem conta do motor, prejudicando o funcionamento. Alguns tipos de impureza podem danificar as paredes do cilindro, ocasionando perda de compressão.

Grande abraço!

Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *