Carros sem motorista da Google percorrem 480 mil kilômetros

Carros sem motorista da Google percorrem 480 mil kilômetros

Você sabe o que é um carro autônomo?
É um carro que se locomove sem motorista! Isso mesmo pode acreditar.
Também conhecido como veículo de autocondução o carro é capaz de cumprir com todas necessidades e/ou capacidades para o transporte humano de um carro tradicional.
Detecta todas as informações do ambiente e navega por conta própria, bastando escolher o destino sem que seja necessário realizar qualquer outra operação no veículo até chegar no local desejado.

Técnicas como radar convencional, radar laser, GPS e visão por computador são aliadas a sistemas avançados de controle que interpretam as informações para identificar os caminhos de navegação adequados, bem como os obstáculos e sinalização relevante. A atualização de mapas com base em estímulos sensoriais permite a navegação também em ambientes desconhecidos.

Em junho de 2011 o estado de Nevada foi a primeira jurisdição nos Estados Unidos a aprovar uma lei sobre o funcionamento dos carros autônomos que entrou em vigor em 01 de março de 2012. Entretanto o Departamento de Trânsito emitiu a primeira licença para um carro de autocondução em maio de 2012, sendo um Toyota Prius modificado com a tecnologia driverless experimental da gigante Google.
A frota de 05 veículos autônomos desenvolvidas pela Google já completou mais de 300 mil milhas (cerca de 480.000 km) sem causar acidentes. Por esta razão a empresa já intensifica os testes enviando alguns de seus carros autônomos para completar tarefas humanas reais, como por exemplo dirigir no trânsito urbano.

Entre as vantagens apontadas por especialistas estão:

  • Menos colisões de trânsito devido ao aumento da confiabilidade do sistema autônomo se comparado a motoristas humanos;
  • Remoção de restrições sobre o ocupante, não importando se jovens demais, velhos demais ou se o seu estado de espírito não está apropriado para dirigir um carro tradicional, além de a deficiência física não ser mais um problema;
  • Alívio da escassez de estacionamento pois os carros poderiam deixar passageiros, ir estacionar longe e depois voltar para pegá-los.

Você compraria um desses?
Grande abraço!

Fonte:
thecarconnection.com
Imagens:
Nevada Department of Motor Vehicles

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *