Benefícios da atividade física para a sua saúde mental

Benefícios da atividade física para a sua saúde mental

Além de manter a forma física, a prática esportiva ajuda a reduzir a depressão, a ansiedade e o estresse

Quando uma pessoa começa a se exercitar é com o a forma física que ela está preocupada. Entretanto, basta começar os treinamentos para perceber, em alguns dias, os avanços positivos  não apenas no corpo, mas também na mente. A relação entre a prática esportiva e a melhoria da saúde mental é algo mais comum do que se imagina.

Uma pesquisa publicada pelo British Journal of Sports Medicine revelou que apenas 30 minutos de caminhada por dia em uma esteira rolante, durante um período de 10 dias, foram suficientes para reduzir os riscos de depressão em 25% em um grupo de 12 pessoas avaliadas. Além desse estudo, diversos escritores incluem em seus livros esportivos os benefícios da prática esportiva para a saúde mental.

Em resumo: isso não acontece por acaso. A ciência já se debruçou sobre o assunto mais de uma vez e a conclusão é sempre a mesma: um corpo saudável é também a porta de entrada para uma mente sã. São muitos os benefícios. Neste artigo, listamos alguns deles para você ir em busca.

1 – Exercícios ajudam na produção de  substâncias químicas para a felicidade

Aqueles que gostam de correr têm como efeito o fato de que esse esporte ajuda o corpo a liberar endorfinas. Essas endorfinas são as mesmas substâncias responsáveis por sentimentos como felicidade e euforia. Isso significa que se você tem maior produção dessas substâncias, menores são as chances de você apresentar quadros depressivos.

Embora esse benefício seja para os praticantes de esportes de todas as idades, é para os integrantes da terceira idade que os pontos positivos dos exercícios físicos são mais significativos.

2 – Melhora a capacidade de lidar com o estresse

Todos nós precisamos de uma atividade que seja possível descansar a cabeça e espairecer. Um dos benefícios psicológicos da atividade física está na possibilidade de reduzir os índices de estresse. Estudiosos afirmam que aqueles que praticam exercícios melhoram a capacidade do corpo em lidar com os efeitos negativos do estresse.

Quimicamente também há uma outra explicação. A prática regular de exercícios aumenta a produção de nerepinefrina (também conhecida como noradrenalina), uma substância química capaz de moderar a resposta do cérebro ao estresse.

3 – Um corpo saudável melhora a sua autoestima

Uma das razões pela qual você quer manter seu corpo em forma tem relação com a sua autoestima. Afinal, quem é que não gosta de se olhar no espelho e se sentir bem consigo mesmo? Pois praticando exercícios as chances que você atinja esse objetivo aumentam e, consequentemente, amplia  as chances de você ver a sua autoestima elevada.

Essa característica não tem relação com idade ou com peso. A sensação de que você está se esforçando e fazendo o seu melhor para ficar em forma faz com que o seu cérebro, de certa forma, o recompense, entendendo que o trabalho que você está fazendo pelo físico é também em prol da saúde mental.

4 – Redução da ansiedade

Não é apenas para queimar gordura e aumentar a sua massa muscular que os exercícios existem. Uma das funções que eles têm em nosso organismo é a de liberar os neurotransmissores, após a prática das atividades físicas. Isso faz com que pessoas que têm sintomas de ansiedade se sintam mais tranquilas depois de sessões de exercícios.

Pedalar ou fazer exercícios aeróbicos de média ou alta intensidade impactam de forma significativa em sua mente, funcionando como uma espécie de antiansiolítico à  saúde mental. Nesse caso, praticamente não há contraindicações e vale a pena fazer um teste para ver como os exercícios podem ajudar você.

5 – Combata os problemas de memória

Os exercícios físicos são capazes de combater até mesmo os problemas de memória? Um estudo realizado pelos pesquisadores B. Winter e C. Breitenstein confirmou que realizar provas rápidas de corrida – os famosos sprints ou “tiros” – pode ajudar adultos a melhorarem a retenção de vocabulário.

Isso acontece porque a prática aumenta a produção de células do hipocampo, área responsável pela memória e pela aprendizagem. Há diversas pesquisas demonstrando a relação dessa parte do cérebro com a prática esportiva de crianças. Para os adultos, felizmente, o cenário não é diferente.

6 – Tenha energia para aguentar o dia

Muitas pessoas se queixam do fato de não terem tempo para frequentar uma academia. Porém, se é tempo que você procura talvez seja a academia ao ar livre a solução capaz de resolver os seus problemas. Uma pesquisa feita pelos profissionais Schwars e Hasson, em 2011, concluiu que os trabalhadores que fazem algum tipo de atividade física costumam ser mais produtivos que os seus colegas sedentários.

E você sabe por que isso acontece? A razão é simples: a prática esportiva antes de ir para o trabalho ou no horário do almoço faz com que o organismo fique alerta por mais tempo, evitando quadros de sonolência ou desatenção. Isso resulta em maior produtividade, ou seja, a capacidade de fazer mais coisas no mesmo intervalo de tempo.

Quer colocar a sua saúde mental em dia? Pratique exercícios! Não é apenas o seu corpo que vai agradecer.

Grande abraço!
Press Office

Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

2 Comments

  1. Beleza de artigo Tomé!
    Os benefícios da atividade física são muitos, como você ressalta. Se as pessoas praticassem exercícios físicos com regularidade seriam muito mais saudáveis e felizes.
    E se for ao ar livre, melhor ainda. Não importa se a escolha é caminhar, correr ou pedalar, o que importa é praticar!
    Grande abraço!
    José Walker.

  2. Fico feliz que tenha gostado Walker!
    Grande abraço!

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *