Aviso aos Navegantes

Aviso aos Navegantes

Por Antônio de Oliveira

Hoje em dia, através da mídia, falada e escrita, jornais, revistas, e também nas redes sociais, o noticiário dá ênfase à política. Infelizmente, porém, acompanhado do “nada se fez, nada se faz, nada se faça, nada se fará sem propina”, ou sem fome de cargos. Já não existe a representatividade, senão a autorrepresentatividade. O povo é uma sombra, embora acolhedora, pois é quem dá cobertura aos gastos públicos em face do pedestal do foro privilegiado. A democracia deixou de ser divisa de um partido sequer. Não há pureza de intenções, muito menos vontade política de atender às necessidades da população, que vive se virando ou se vira para sobreviver ou se vira como pode. A corrupção tomou conta. Nenhum político abre mão de seus privilégios, por eles mesmos legislados. Tá difícil. Difícil passar o país a limpo. A inflação continua. Para piorar a situação, burocracia e proliferação de taxas.

O povo tem sua parcela de responsabilidade, pois elege e reelege corruptos. Anos depois do início da operação Lava-Jato, nenhum político foi condenado no STF. Grandes empresários têm culpa. Mas muitos deles estão indo para a cadeia. Por falar em cadeia, nossos presídios se transformaram em gaiolas de sentenciados, gerando incontida revolta e refinamento de ações criminosas planejadas e comandadas dos presídios.

A bola da vez é a Previdência, mas o regime de aposentadorias especiais continua intocável. O Brasil carece de um mea-culpa das autoridades e de um começar de novo. Nossas instituições podem estar funcionando, mas estão carcomidas. E quem sou eu para dizer essas coisas? Apenas estou tentando resumir o que se ouve nas ruas, no comércio, nos botecos, nas escolas. E nos hospitais públicos. Aí o paciente, em estado lastimável, nem tem condições de lastimar, de reclamar, mesmo que seja reclamar por reclamar. Não se trata de seguir a máxima “Si hay gobierno, soy contra”. Trata-se, tão-somente, de mais um alerta.

O professor Antônio de Oliveira, cronista fascinante, é Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Licenciado em Letras e em Estudos Sociais pela Universidade de Itaúna; em Pedagogia e em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del Rei. Estágio Pedagógico na França. Contato: antonioliveira2011@live.com

Imagem: sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *