5 estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade

5 estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade

Considerados por alguns especialistas os males do século 21, a ansiedade e o estresse são dois fatores que assolam grande parte da população brasileira. Segundo a Organização Mundial da Saúde –  OMS, o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, enquanto, segundo um levantamento internacional da Stress Management Association (Associação Internacional do Controle do Estresse), estamos na segunda posição na lista de países com maior nível de estresse no mundo. E isso é muito preocupante.

As pressões causadas pela vida movimentada das grandes cidades, os conflitos no trabalho, as desilusões amorosas e até mesmo o impacto que as redes sociais causam na nossa vida são os principais fatores que podem agravar a ansiedade e o estresse. Pessoas que sofrem desses dois infortúnios às vezes se veem sozinhas e incapazes de lidar com as crises. Se a tensões causadas pelo estresse e pela ansiedade forem muito intensas, a ponto de afetarem sua vida e suas atividades diárias, busque a ajuda de um profissional. Se elas forem moderadas, existem estratégias que ensinam a enfrentá-las, preparando você para saber lidar com elas sempre que o afetarem. Confira na lista a seguir:

Use a respiração a seu favor
Focar na respiração é uma técnica muito comum e eficaz. Para acalmar os nervos, controle o ritmo de sua respiração, inspirando por cerca de dez segundos e soltando todo o ar dos pulmões até que fiquem completamente vazios. Volte a inspirar lentamente e repita a atividade. Esse exercício de respiração faz com que seu cérebro libere neurotransmissores que trazem a mensagem de que você está ficando calmo, deixando os seus pensamentos alinhados enquanto seu cérebro percebe que não há sinal de perigo ou frustração.

Pratique exercícios físicos
Talvez o mais clichê desta lista. Exercitar-se faz com que o seu corpo libere endorfinas, um grupo de proteínas que servem como um analgésico, melhorando o seu humor e reduzindo a presença de substâncias que causam estresse e ansiedade. Ocupar o corpo, além de ser ótimo para a saúde física, também é um ótimo momento para trabalhar a mente, como uma forma de meditação ativa. Uma caminhada por dia, por exemplo, torna-se um hábito repetitivo e você acaba analisando os fatores que causam o seu estresse e ansiedade e como eles devem ser trabalhados.

Evite pensamentos negativos
Parece fácil falar, e realmente é. Mas, como forma de um exercício diário, é possível afastar todos os pensamentos ruins que o afligem. Você não pode escolher como seu chefe, seu cônjuge ou seu algoz vão afetá-lo, mas pode escolher como lidar com eles. Lide de forma despreocupada com as situações desagradáveis do dia a dia e substitua os pensamentos ruins por uma elaboração de soluções. Isto certamente é uma coisa trabalhosa de ser feita, mas é perfeitamente possível. Os pensamento negativos agravam qualquer situação, intensificando o mal-estar e o descontrole respiratório. Portanto, confie em si mesmo e  concentre-se para afastá-los.

Adote um estilo de vida mais saudável
Tudo o que ingerimos afeta positiva ou negativamente nossa saúde, por isso cuidar da nossa alimentação é de extrema importância. Procure ingerir alimentos que contenham triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate; beba muito líquido; coma espinafre, soja e salmão, alimentos ricos em magnésio; e procure fazer uma dieta à base de frutas e grãos.

Em contrapartida, evite o consumo de bebidas alcoólicas e diminua o consumo de café. Ingerir bebidas descafeinadas ajuda você a controlar as respostas físicas do organismo e prevenir os sintomas do estresse e da ansiedade no decorrer do dia. Experimente tomar chá de melissa, erva-cidreira e maracujá para acalmar o corpo e a mente.

Saiba reconhecer seus problemas
Tente calcular o real tamanho dos seus problemas, pois nem sempre são tão graves como parecem ser. Questione-se se existem formas diferentes de analisar as adversidades e tente contorná-las. Verifique se está superestimando o seu grau de responsabilidade ou se está subestimando o grau de controle que pode ter. Entender exatamente pelo que está passando deve ser um dos primeiros passos para saber lidar com toda a situação.
Grande abraço!
Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

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