5 dicas para escolher uma carreira de sucesso

5 dicas para escolher uma carreira de sucesso

Existe uma ampla gama de cursos de graduação disponíveis para o estudante, e é comum que se tenha dúvidas sobre qual carreira escolher e em qual área do mercado atuar. Optar por uma profissão a seguir é algo que envolve uma série de fatores, é claro, mas algumas dicas simples podem ajudar o candidato a encontrar os melhores caminhos.

Reunimos cinco dicas importantes para serem lembradas na hora de tomar a decisão certa. Confira!

1) A escolha é sua

É comum que parentes e amigos deem opiniões, sugestões e conselhos sobre a carreira escolhida, mas tenha sempre em mente que a opção é única e exclusivamente sua. Você é quem seguirá nos estudos e na área que escolher, portanto não se deixe pressionar. Ouça os conselhos com atenção, absorva o que faz sentido para o seu momento, mas deixe as interferências de lado.

2) Sua profissão não precisa ser eterna

Não é incomum ver diversos profissionais, após formados ou mesmo durante uma carreira já consolidada, decidirem mudar os rumos de suas vidas. Isso pode ocorrer por diversos fatores, desde optar por seguir um caminho que traga mais satisfação pessoal até mesmo por descobrir que esta não é a área certa. Se essa for a sua escolha, saiba que repensar o futuro não é nenhum problema.

Imagem: reprodução pixabay.com

3) Teste e orientação vocacional podem ajudar muito

O teste vocacional ajuda o estudante que está em dúvida sobre mais de um caminho a identificar a área que mais tem a ver com a sua personalidade e seus gostos. A orientação vocacional, etapa posterior ao resultado dos testes vocacionais, guia o aluno em momentos de escolha ou mudança de carreira, e é realizada por um psicólogo, seja individualmente ou em grupo.

4) Quais cursos de graduação têm a ver com você?

Autoconhecimento é a chave para uma carreira de sucesso e que também alie satisfação pessoal. Se não sabe bem como identificar exatamente do que gosta, comece listando por exemplo as matérias que você mais gosta de estudar, além dos seus passatempos preferidos e assuntos de seu interesse. A partir daí, já é possível identificar se seu caminhos são as ciências exatas, humanas, biológicas, e ir se aprofundando e afunilando as possibilidades.

5) Saiba mais sobre a profissão que pretende seguir

Saber como está a sua futura área de atuação é essencial. O mercado está favorável, estável ou saturado? Como atuar nele de maneira diferenciada? Quais são as empresas que mais contratam neste segmento? Conversar com profissionais atuantes na área também é essencial, pois estando inseridos no mercado eles podem certamente fornecer um panorama mais realista.

Grande abraço!

Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *