4 dicas para manter sua casa mais organizada

4 dicas para manter sua casa mais organizada

Para garantir um ambiente funcional, é importante ter uma estratégia antes de posicionar cada item

Imagine chegar todos os dias em casa e encontrar um ambiente bonito e aconchegante. Incrível, não é mesmo? Pois esse é um dos desejos de quem passa o dia inteiro fora e quer apenas relaxar após um longo período de trabalho, mas que logo vê o entusiasmo se perder no meio de tanta bagunça acumulada. Então, pensando em te ajudar, separamos algumas dicas para manter a casa em ordem. Confira!

  1. Perceba que organizar não é arrumar

A primeira coisa que você precisa entender é que ter uma casa organizada é diferente de ter uma casa arrumada. A ideia de organização consiste em imaginar que tudo que compõe um ambiente possui um lugar específico e estratégico para facilitar as atividades cotidianas. Arrumar é, basicamente, colocar as coisas no local em que estavam; mas o problema é que, provavelmente, em pouco tempo tudo estará fora do lugar novamente.

Por esse motivo, antes de começar a limpar e arrumar tudo sem qualquer critério, é importante definir a sua estratégia de organização, ou seja, onde ficará cada objeto e os móveis de sua moradia.

  1. Seja prático

A ideia é deixar os itens mais utilizados sempre à mão. Na hora de ordenar as roupas no guarda-roupas, por exemplo, deixe as peças que você mais utiliza à frente das outras. As roupas íntimas, por exemplo, devem ser colocadas na primeira gaveta; as casuais, na segunda; e itens pouco utilizados, por último.

Já na cozinha, a ideia é utilizar organizadores verticais para separar melhor os objetos que você mais utiliza, como facas, utensílios e panelas. Separe um espaço também só para os temperos e, se necessário, coloque-os em alguns pequenos potes nomeando cada um.

  1. Menos é mais

Outra dica é evitar o acúmulo da mobília e de objetos decorativos. Selecione apenas o necessário, afinal, utilizar muitos armários pode resultar em um monte de objetos que, provavelmente, nunca serão usados. Uma sugestão é utilizar móveis multifuncionais, como uma cama com baú, que pode ser muito útil para guardar itens utilizados esporadicamente.

  1. Reserve um espaço adequado para cada tipo de item

É importante separar um espaço para guardar seus documentos em segurança. Por isso, encontre um local adequado para organizar seu arquivo morto, que armazena comprovantes, escrituras e contratos. A dica é organizar tudo em uma pasta e deixar guardado em algum ponto estratégico de sua residência ou encontrar uma solução fora de casa.

Separe também um espaço só para seus objetos de uso pessoal, como relógios, bijuterias, joias e cosméticos. Por fim, evite deixar maquiagens e cremes em banheiros para que esses produtos não estraguem. Deixe tudo em um local seco e arejado.

Grande abraço!

Press Office

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *