Como conservar obras de arte?

Como conservar obras de arte?

Todo colecionador de obras de arte deve entender que cada quadro, escultura, entre outras obras, são inestimáveis. Cada peça é única, pois foi confeccionada por um artista para um determinado fim. Logo, é muito importante preservá-la.

A melhor maneira de manter uma obra de arte viva é realizando sua conservação preventiva, mantendo seu valor histórico-cultural. Ao realizar esse procedimento, dificilmente você precisará de outras grandes intervenções, já que ela estará inteira e agregará ainda mais valor para os objetos.

Caravaggio-captura-de-Cristo

Afaste as obras de lugares úmidos

A umidade pode provocar danos diversos para obras de arte, direta ou indiretamente. Entre os danos está a dilatação do suporte, surgimento de insetos e outros agentes biológicos, além do enfraquecimento da camada pictórica. No caso do aparecimento de fungos, por exemplo, só é possível perceber quando surgem manchas na pintura, sendo necessário um processo de restauração.

Para afastar a obra de lugares úmidos, o ideal é controlar o ambiente ou optar pelo encapsulamento, controlando apenas as condições na parte interna da moldura.

sacrificio-de-Isaac-Caravaggio

Evite a luz direta

A obra de arte deve ser protegida da exposição direta à luz solar ou artificial, já que os raios UV podem provocar o amarelecimento das cores e acelerar o envelhecimento precoce do material com o qual são feitas, como papel, vernizes, colas, entre outros. Os vidros e outros filmes com proteção contra UV são uma boa maneira de solucionar esse problema, já que reduzem a quantidade de luz visível e o tempo de exposição. Além disso, coloque-a em lugares mais escuros e com luz controlada.

Caravaggio-Judite-e-Holofernes

Cuidado com a temperatura

Fontes de calor devem estar sempre afastadas, como aquecedores e lareiras. O calor pode derreter o material com que a obra foi feita, prejudicando seu valor histórico, cultural e até mesmo financeiro. O calor pode ainda desconfigurar as obras, fazendo com que elas percam até mesmo seu principal objetivo ou mensagem.

Para manter as temperaturas ideais, é possível instalar aparelhos de ar condicionado que desarmam ao atingirem a temperatura adequada. Assim, o local sempre estará em condições perfeitas para a obra.

Grande abraço!
Press Office

Thomas Agnus https://www.duniverso.com.br/

Autor do livro “O Emburrecimento do Mundo – Dicas Para Extinguir Uma Raça”, lançado pela Editora Viseu. Fundei o Portal Duniverso em 2009, iniciando minha saga como escritor.
P.S.: Nem todos os artigos são de minha autoria. No final de cada um encontra-se o nome do autor.

Sugestões de leitura

More From Author

+ There are no comments

Add yours