10 dicas para combater depressão e ansiedade sem medicamento

10 dicas para combater depressão e ansiedade sem medicamento

Psiquiatra com vasta experiência em psicofarmacologia a americana Sheenie Ambadar diz que seria muito fácil para ela basear seus tratamentos exclusivamente em medicamentos psiquiátricos.
As medicações psiquiátricas tem ação rápida e ela as recomenda regularmente em seu consultório para tratar uma série de problemas que vão desde depressão e ansiedade ao transtorno bipolar e insônia crônica.
Apesar disto ela está sempre atenta a outras formas igualmente importantes para melhorar estas patologias diretamente ligadas ao humor e ao bem-estar.
Alguns métodos são relacionados aos nossos modos de pensar e comportamentos diários.
Dentro deste contexto cita 10 dicas preciosas para melhorar principalmente a depressão e ansiedade sem medicação.

1. Limite seu tempo nas redes sociais virtuais
Quando as redes sociais são usadas como uma ferramenta ocasional para manter contato com amigos ou ficar no circuito social, pode ser uma distração útil. No entanto, quando são usadas para manter o controle constante sobre os outros ou para promover certa auto-imagem pode ter efeitos negativos como levar à insegurança, ciúmes, sentimentos errados de superioridade ou alternativamente sentimentos de inadequação. Limitando o tempo em sites de mídia social será uma das melhores coisas que você fará para sua saúde mental.

2. Pare de viver a vida de alguém
Muitas vezes a depressão ocorre quando acordamos um dia e percebemos que não estamos vivendo nossos sonhos e sim tentando agradar nossos pais, cônjuge, filhos ou amigos.
Sua vida é sua. Você é o único criador ou destruidor dela, mais ninguém.
Se você precisa estabelecer limites ou desgarrar de certas influências negativas na sua vida, que assim seja. Desenvolver a coragem de seguir a nossa própria estrela-guia pessoal levanta a auto estima reduzindo a sensação de estar preso.

3. Escreva sempre que puder
Manter um diário privado ou um registro por escrito de seus pensamentos pode ser uma das maneiras mais eficazes de lidar com transtornos de humor. O simples ato de escrever nossos pensamentos e sentimentos pode servir como uma catarse profunda e é especialmente útil se temos dificuldade de nos expressar verbalmente. Muitas vezes simplesmente nos sentimos melhor e menos estressados após uma triagem sistemática de nossas emoções na página escrita.

4. Pare de se comparar aos outros
Comparando-nos com outras pessoas é uma das maneiras mais rápidas para agravar a depressão e ansiedade. Claro que isso pode às vezes nos motivar a trabalhar mais, porém na maioria dos casos não é o que acontece. Esta comparação é desnecessária e um tremendo desperdício de tempo e energia. O vizinho ou amigo que você inveja por seu carro de luxo ou uma casa enorme ou corpo perfeito tem tantos problemas quanto você (se não mais). Tente se concentrar em si mesmo, na sua própria melhoria, na sua própria vida.

5. Tome suas vitaminas
Eu recomendo rotineiramente tanto óleo de peixe quanto as vitaminas do complexo B que trazem resultados muito positivos. Estudos mostraram que tomar óleo de peixe como suplemento contendo o potente Omega 3 podem ajudar com os sintomas de depressão, ansiedade e até com o transtorno bipolar. Além disso toda a gama de vitaminas do complexo B incluindo as vitaminas B12, B6 e o ácido fólico, podem ser úteis na regulação do humor.

6. Converse com as pessoas, com qualquer um
Muitos pacientes deprimidos se sentem solitários, sozinhos e sem amor. Às vezes passam dias ou mesmo semanas sem ter uma conversa com outro ser humano. Este grau de isolamento agrava exponencialmente humor. O simples ato de falar com outra pessoa, de abrir a boca e deixar que as palavras saiam pode melhorar o humor instantaneamente. Diga oi para o funcionário amigável no supermercado ou casualmente cumprimente alguém no ônibus. Provavelmente você se sentirá melhor imediatamente!

7. Tenha sempre um objetivo, uma meta
Realmente não importa se você tem um objetivo pequeno ou grande o importante é ter. Uma vida vagando sem rumo e sem propósito cria uma sensação de desconforto e frustração, contribuindo significativamente para sentimentos negativos. Mesmo um objetivo tão simples como “eu quero perder quatro quilos em dois meses” é uma ótima maneira de botar para fora a tristeza. Se você se dedicar a algo que tem significado pessoal para você sua vida terá mais sentido e foco. Escolha metas alcançáveis mais fáceis de conquistar e observe a elevação do seu humor em pouco tempo.

8. Leia sobre espiritualidade ou Astronomia
Isto pode parecer uma sugestão estranha, mas mesmo para os ateus e agnósticos obstinados por aí, lendo livros sobre espiritualidade ou astronomia pode ajudar a ver um “enorme cósmico universal”. Ponderando sobre as grandes questões da vida e enxergando a enormidade e complexidade do universo poderá nos ajudar a levar os nossos pequenos “Eus” um pouco menos a sério!

9. Tire um tempo só para você
As pessoas que reservam um tempo para si por dia ou por semana, seja por meio de meditação, yoga, ler um bom livro, uma oração diária, ou mesmo um banho quente demorado, muitas vezes se sentem mais calmas, em paz consigo mesmas e com o mundo.
Este “time” mesmo que seja apenas 15 minutos por dia pode impedir que as dificuldades diárias e disputas mesquinhas da vida te derrubem e ajuda a manter o controle sobre sua vida.

10. Trabalhe sua felicidade, ela não virá sozinha
A felicidade é um estado de espírito que requer prática, esforço e vigilância. Você tem que estar disposto a dar uma olhada sobre sua vida, cortar maus hábitos, pessoas negativas, fazer mudanças em suas expectativas internas e de comportamento.
Mas relaxe! Você tem todo o tempo do mundo. Não leve tudo tão a sério e faça as coisas no seu ritmo.
Daqui a dez mil anos a partir de agora, você não vai estar aqui. Até mesmo toda a raça humana pode não estar aqui! Então, tente ter a vida mais agradável e tranqüila que você puder pois nosso período de tempo no planeta Terra é muito curto!
Você merece!

Fonte:
huffingtonpost.com

Imagens:
sxc.hu

Author: Tomé Ferreira

Graduando em TECNOLOGIA EM MULTIMÍDIA DIGITAL pela UNISUL Iniciei minha carreira como “Desenhista” de prancheta. Arte-finalizava tudo manualmente também fazendo trabalhos esporádicos de Jornalismo Social. Fundei o Portal Duniverso em 2009 iniciando de vez minha saga pelo jornalismo o qual me apaixonei. Vida inteligente na WEB.

Share This Post On

12 Comments

  1. como combater a depressão por quem não sabe o que é depressão.

  2. Já tive fortíssimas crises(!) de depressão e sei muito bem oq é isso… Digo q consigo m identificar com pelo menos 8 das 10 dicas… 🙂

  3. Tenha paciencia com vc, procure a ajuda de um especialista(!)… s vc quiser vc vai melhorar…

  4. Excelentes dicas!!!

  5. Ficamos felizes que tenha gostado Mônica!
    Obrigado!
    Grande abraço!

  6. Boa noite.
    Vejam só, esta é mais uma noite de insônia que atravesso.
    Ontem estive consultando um médico, que chamo de irmão.
    Ele me ouviu e falou comigo por uma hora. Receitou-me um indutor de sono, o zolpiden. Outro médico havia me receitado esta substância, mas, de outra marca.
    Na primeira receita, eu tomei 2 comprimidos e não senti qualquer melhora; minha intuição me disse para parar de tomar.
    Agora, receitada pelo meu médico-irmão, pensei: foi imediatismo de minha parte ter parado logo, na primeira tentativa de melhorar meu sono.
    Tomei coragem e li a bula; minha intuição estava certa. Essa droga traz, exponencialmente, mais riscos do que berficios.
    Todas as dicas da doutora se encaixam na minha vida.
    Não conhecia o site e procurei no Google por “viver sem remédios”. Encontrei o “duniverso”.
    Creio, firmemente, que Deus me fez procurar e encontrar esta preciosidade para minha vida.
    Obrigado e desculpem pelo longo texto.
    Raimundo

  7. Desejamos toda felicidade para você Raimundo!
    Grande abraço!

  8. Sempre tive depressão, acho que é uma doença hereditária, eu tento me refugiar em remédios para dormir ou em assistir filmes.
    Mas já tô cansada quero algo diferente, mas tá tudo ruim.

  9. O que fazer quando a crise bate forte e as pessoas ao seu redor veem como frescura?
    O que fazer quando não consegue expressar a dor e solidão que sente?
    Quando você se olha e nao se gosta e ve que você nasceu pra ser sozinho?
    Quando não se tem mais fé?

  10. Olá Flávio!
    Obrigado pela visita e comentário!
    Acreditamos que talvez seja interessante para você procurar um especialista para auxiliá-lo.
    Desejamos melhoras para você e boa sorte!
    Grande abraço!

  11. Prezada Lilian, boa tarde!
    Talvez seja interessante para você tentar tratamentos alternativos (sem deixar os atuais, caso já faça), com outras fontes profissionais.
    Muito obrigado pela visita! Volte sempre!
    Abraços!

  12. tenho depressão , muitas veses atinjo o meu máximo fico com uma tristeza imensa sem saber porque sinto in formigamentos pelo corpo , nao consigo sair de casa , muito desanimo , dores no corpo , uma ves comecei com um tratamento e estava me deixando maluco fiquei com medo e parei estava sendo tratado por um psiquiatra , agora tento encarar sorinho ,estou so neste meu mundo de depreçao , nao sei o que fazer esta muito forte , tenho uma sisma de ir ao medico medo sei la nao consigo explicar , muito ruim , aqui estou sozinho em frente ao um computador vendo a noite entrando em total escuridão , socorro , fui

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pílula digital com microchip aprovada nos EUA | Duniverso. Vida inteligente na WEB. - [...] está tomando a medicação conforme prescrito, pois revela ao médico se o problema está no medicamento ou no [...]

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *